A Editora Madamu lança em segunda edição a tradução de Amores, coletânea de elegias eróticas de Públio Ovídio Nasão. A edição bilíngue traz o texto latino e a tradução em versos de Guilherme Horst Duque, também responsável pelo estudo introdutório e pelo glossário de figuras mitológicas que completa o volume.
Se o leitor espera encontrar nestes poemas ecos do amor romântico que talvez o título sugira, será surpreendido pelas camadas de autoironia e metalinguagem que permeiam a obra de Ovídio. Do epigrama jocoso que prefacia a obra, aos diálogos e tensões com tradições épica, didascálica e etiológica espalhados pela obra, há muito o que se descobrir nos Amores além da expressão imediata de desejos e afetos.
Como explica o prof. Raimundo Carvalho (UFES) no prefácio, a tradução se destaca pois “mantém a rica complexidade de seu conteúdo, a elegância de sua retórica, tudo reinventado a partir de uma sensibilidade hodierna, através da recriação de um ritmo que não é o mesmo do original, mas que dele se aproxima pela alternância de esquemas métricos regulares, pelas figuras de som e pela paronomásia em geral”.
BAIXE UMA AMOSTRA GRÁTIS DO LIVRO ++AQUI++.
Título: Amores
Edição: 2a. edição, 2025
Autor: Ovídio
Tradutor: Guilherme Horst Duque
Páginas: 260
Formato: 14 x 21 cm
Acabamento: Brochura
ISBN: 978-65-86224-77-1.
SOBRE O ENVIO: O prazo de disponibilidade informado refere-se ao tempo necessário para que a Editora entregue a encomenda a uma agência dos Correios. Àquele prazo inicial deve ser acrescentado o prazo da ECT para a entrega do objeto, que dependerá da modalidade escolhida para o envio e, naturalmente, a localidade do cliente.
Ainda que a ECT entregue em todos os municípios brasileiros, é prudente considerar que atrasos podem ocorrer nos prazos por ela informados.
Sobre o autor
Ovídio (43 a.C. – 17) foi um dos maiores poetas romanos da antiguidade, e ficou conhecido pela publicação de obras como Metamorfoses, Amores e A Arte de Amar. A influência de seus versos repercute na obra de escritores como Dante, Chaucer, Milton e Shakespeare. Também inspirou Bernini na obra Apolo e Dafne.
Públio Ovídio Naso nasceu em Sulmo, atual Sulmona, Itália, no dia 20 de março de 43 a.C. Criado em uma família abastada, foi enviado para Roma para estudar retórica. No curso que treinava o aluno para falar de improviso sobre qualquer assunto, Ovídio escolheu os temas éticos, propícios para considerações psicológicas e morais. Seu pai desejava que Ovídio seguisse a carreira administrativa, mas uma viagem pela Grécia, Ásia Menor e Sicília, que percorreu ao lado de seu amigo Pompeu, levou-o a extasiar-se com as associações mitológicas entranhadas na paisagem helênica.
De volta à Itália, Ovídio ocupou cargos oficiais secundários, até decidir se dedicar à poesia e à convivência com os poetas Propércio e Horácio. Não conheceu Virgílio nem Tibulo. Nessa época, o panorama cultural na Roma do imperador Augusto refletia uma crescente dissociação entre literatura e realidade. Com Ovídio, teve início o domínio da poesia pela retórica. Instalado em Roma, Ovídio tornou-se um romano típico de seu tempo, hedonista complacente e um evasionista convicto. Atraído pelos temas da moda, elaborou verso leves e bem construídos que fizeram dele o poeta favorito da sociedade mundana.
Por volta de 20 a.C., Ovídio começou a publicar sua primeira obra, Amores, poemas endereçados a uma Corina imaginária. Quando Ovídio chegou ao auge do prestígio, foi mandado para o exílio, por Augusto, sob a acusação de imoralidade. No ano 8, Ovídio fixou-se em Tomos, pequena localidade à margem do mar Negro, atual Constança, na Romênia, onde morreu no ano 17 da era cristã.
Sobre o Tradutor
Guilherme Horst Duque é formado em Letras-Português pela Universidade Federal do Espírito Santo (2012), possui Mestrado em Estudos Literários pela Universidade Federal do Espírito Santo (2015) e Doutorado em Linguística pela Universidade Estadual de Campinas (2019). Atualmente é docente na universidade de Monash (School of Philosophical, Historical and International Studies). Austrália, atuando principalmente nos seguintes temas: Literatura romana, recepção, tradução e intertextualidade.
Editora de Livros de Filosofia, Ciências Humanas, História e Literatura Clássica, entre outros. Impressão sob demanda e venda exclusiva pela internet. Os livros são enviados pelos Correios, ou podem ser retirados em nosso escritório, com horário agendado, na rua Rua Terenas, 66, conjunto 6, Alto da Mooca, São Paulo, SP.
Utilizamos cookies para que você tenha a melhor experiência em nosso site. Para saber mais acesse nossa página de Política de Privacidade